Mamografia: O Exame Que Pode Salvar Sua Vida

A mamografia é um exame de imagem que permite visualizar as estruturas internas da mama e é indicada para detecção precoce do câncer de mama. É um exame simples e rápido que pode salvar sua vida. Leia este artigo e saiba mais sobre a importância da mamografia.

Por que a mamografia é importante? Ela permite detectar alterações na mama que podem já ser um câncer de mama mas que ainda não são sentidas pelo toque. É o exame mais indicado para o rastreamento do câncer de mama e a principal ferramenta para o diagnóstico precoce da doença.

Quando fazer a mamografia? A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que o exame seja feito de forma anual a partir de 40 anos para mulheres de risco habitual.

Como é feita a mamografia? A mamografia é um exame simples, rápido e seguro que dura cerca de 15 minutos. Durante o exame, a mama é comprimida entre duas placas para obter uma imagem radiológica mais nítida. Pode causar algum desconforto, mas é suportável e não causa dor.

A mamografia é um exame fundamental para detecção precoce do câncer de mama. Se você é mulher, a partir dos 40 anos de idade, ou tem histórico familiar de câncer de mama, não deixe de fazer a mamografia. O exame é rápido, simples e pode salvar sua vida. Além disso, lembre-se de manter hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, prática regular de atividades físicas e não fumar. Cuide-se e previna-se!

Veja também

Fibroadenoma

O fibroadenoma é um tumor benigno comum na mama, que geralmente é indolor e pode ser sentido como um pequeno nódulo na mama. Embora possa ser

Leia mais