Cistos Mamários: O Que São e Como Tratá-los

Os cistos mamários são lesões benignas que se formam na mama e que afetam muitas mulheres em algum momento de suas vidas. Embora sejam benignos, podem causar desconforto e preocupação. Neste artigo, explicamos o que são os cistos mamários, seus sintomas, causas e tratamentos.

O que são cistos mamários?. Eles são pequenos sacos preenchidos com líquido que se formam nos tecidos da mama, podendo ser solitários ou múltiplos. Eles são geralmente inofensivos, benignos, e muitas vezes não causam sintomas.

Quais são os sintomas dos cistos mamários? Os cistos mamários geralmente não causam sintomas. Em alguns casos, no entanto, podem causar dor ou desconforto na mama. Os cistos podem ser sentidos como caroços ou nódulos na mama que se movem facilmente quando pressionados.

Não há uma causa específica para o desenvolvimento de cistos mamários. No entanto, os cistos podem estar associados a mudanças hormonais no corpo, como aquelas que ocorrem durante o ciclo menstrual. Os cistos mamários são mais comuns em mulheres com mais de 35 anos de idade e em mulheres que têm um histórico familiar de cistos mamários.

A maioria dos cistos mamários não requer tratamento, mas se eles estiverem causando desconforto ou preocupação, podem ser drenados com uma agulha. Quando necessária, a remoção do cisto pode ser realizada por meio de uma biópsia aspirativa, que envolve a inserção de uma agulha na mama para retirar o líquido do cisto.É importante ressaltar que os cistos mamários é uma condição benigna comum que afeta muitas mulheres. Embora muitas vezes não causem sintomas, podem causar desconforto ou preocupação. Se você notar um caroço ou nódulo na mama, é importante consultar um médico para avaliação e diagnóstico.

Veja também

Fibroadenoma

O fibroadenoma é um tumor benigno comum na mama, que geralmente é indolor e pode ser sentido como um pequeno nódulo na mama. Embora possa ser

Leia mais