Câncer de Mama: Conheça os Sintomas, Fatores de Risco e Tratamentos

O câncer de mama é uma das principais preocupações de saúde entre as mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Porém, quando detectado precocemente, as chances de cura são maiores. Por isso, é importante estar atenta aos sintomas e fatores de risco.

Existem vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de desenvolver câncer de mama, incluindo idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, mutações genéticas hereditárias, primeira menstruação precoce, menopausa tardia, uso prolongado de hormônios, obesidade, sedentarismo e consumo de álcool.

Os sintomas do câncer de mama podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são: presença de um nódulo endurecido na mama ou axila, mudança na forma ou tamanho da mama, pele da mama com aparência de casca de laranja, dor ou inversão do mamilo, vermelhidão, inchaço ou calor na mama. É importante lembrar que nem todos os nódulos são cancerígenos, mas a presença de qualquer um desses sintomas deve ser avaliada por um médico. No entanto, nem sempre o câncer de mama apresenta sintomas, por isso é importante realizar exames de rastreamento regularmente.

O tratamento do câncer de mama depende do estágio da doença, características do tumor e da saúde geral da paciente. Os principais tratamentos são: cirurgia para remoção do tumor, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia-alvo. O médico pode indicar a combinação de mais de um tratamento.

O câncer de mama é uma doença séria, mas a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Por isso, é importante estar atenta aos sintomas e realizar exames de rotina. Além disso, adotar hábitos saudáveis como alimentação equilibrada e prática regular de atividades físicas, podem ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença. Se você notar qualquer sintoma, não hesite em procurar um médico para uma avaliação.

Veja também

Fibroadenoma

O fibroadenoma é um tumor benigno comum na mama, que geralmente é indolor e pode ser sentido como um pequeno nódulo na mama. Embora possa ser

Leia mais