Entenda o que é o exame de imunohistoquímica e como ele pode ajudar no tratamento do câncer de mama

A imunohistoquímica é uma técnica avançada utilizada para avaliar a presença ou ausência de certas proteínas nas células do câncer de mama. Essa técnica é essencial para determinar o tipo de câncer de mama que você tem e para identificar os tratamentos mais adequados.

Durante o processo de imunohistoquímica, uma pequena amostra do tecido mamário é retirada por meio de uma biópsia. Em seguida, essa amostra é analisada em laboratório por meio de um microscópio e por substâncias químicas específicas que identificam as proteínas.

Essas proteínas incluem o receptor de estrogênio (ER), o receptor de progesterona (PR) e o receptor do fator de crescimento epidérmico humano (HER2). Essas proteínas estão presentes em diferentes quantidades em diferentes tipos de câncer de mama e podem ajudar a determinar o tratamento mais eficaz.

Se o câncer de mama for positivo para o receptor de estrogênio ou progesterona, significa que as células cancerosas contêm esses receptores em suas superfícies. Isso indica que as células são sensíveis aos hormônios sexuais femininos e podem ser tratadas com terapias hormonais.

Se o câncer de mama for positivo para o receptor HER2, significa que as células cancerosas produzem uma quantidade excessiva de uma proteína chamada HER2. Essas células são mais agressivas e podem ser tratadas com terapias direcionadas ao HER2.

Por outro lado, se o câncer de mama for negativo para todos os três receptores, ele é chamado de câncer de mama triplo negativo e pode ser mais difícil de tratar. Nesses casos, outros tratamentos, como quimioterapia, podem ser utilizados.

A imunohistoquímica é uma ferramenta essencial no diagnóstico e tratamento do câncer de mama. É uma técnica segura e eficaz que pode ajudar a salvar vidas. Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre o seu diagnóstico, não hesite em falar com o seu médico.

Veja também

Fibroadenoma

O fibroadenoma é um tumor benigno comum na mama, que geralmente é indolor e pode ser sentido como um pequeno nódulo na mama. Embora possa ser

Leia mais