A ultrassonografia de mamas é um exame muito importante na avaliação mamária, e é um complemento da mamografia, principalmente no rastreamento do câncer de mama.
Através desse exame é possível identificar e avaliar as características de lesões palpáveis e não palpáveis da mama. Uma das suas funções principais é fazer a distinção entre nódulos sólidos (com conteúdo duro), e cistos (com conteúdo líquido). Ela também pode nos ajudar na avaliação das axilas e dos implantes mamários.
Por ser um exame acessível e pouco incômodo, ele é o método de escolha, quando possível, para guiar procedimentos como biópsias de nódulos, punções de cistos e procedimentos minimamente invasivos.
Apesar de ser um exame muito importante na avaliação mamária, a ultrassonografia não substitui a mamografia para o rastreamento do câncer de mama. Existem algumas alterações que são identificadas somente na mamografia, como as calcificações, que também é uma forma de câncer de mama.
Como funciona?
O especialista aplicará um gel sobre as mamas e passará o equipamento transdutor pela região. As imagens são geradas por ondas sonoras e transmitidas para o monitor.