No momento, você está visualizando Micropigmentação

Micropigmentação

A micropigmentação do complexo aréolo-mamilar, ou também conhecida como tatuagem 3D, é o estágio final do processo de reconstrução da mama, após o tratamento contra o câncer. O objetivo é proporcionar novamente a pigmentação da aréola e mamilo, que são removidos pela mastectomia, contribuindo para a restauração da identidade mamária.

A tatuagem 3D proporciona resultados muito satisfatórios, pois através de técnicas de luz e sombra é possível simular a projeção do mamilo, e o cuidado em se obter a combinação de cores mais próxima da aréola da paciente, promove a simetria entre as mamas.

O procedimento é realizado de forma ambulatorial, no consultório, pelo menos 6 meses após a cirurgia mamária. Utiliza-se uma pomada anestésica para reduzir o incômodo, mas como a cirurgia geralmente diminui a sensibilidade no local, o procedimento é bem tolerável.

É importante que a paciente saiba que a micropigmentação é uma maquiagem duradoura, mas não definitiva, ou seja, com o passar dos anos, o pigmento pode clarear sendo necessário, em alguns casos, realizar novos retoques.

A reconstrução mamária seguida da tatuagem 3D do complexo aréolo-mamilar é uma possibilidade da mulher reestruturar a imagem que ela tinha de si e que foi perdida no momento da mastectomia. Isso contribui para a melhoria da qualidade de vida, autoestima e resgate da sua sexualidade e beleza.