No momento, você está visualizando Mamografia

Mamografia

A mamografia é a pedra fundamental do rastreamento do câncer de mama e o único método isolado com comprovada redução da mortalidade pelo tumor.

O exame é parecido com um raio-x, no qual são obtidas duas imagem em ângulos diferentes de cada mama. Além de nódulos, através da mamografia é possível identificar calcificações suspeitas, assimetrias e distorções arquiteturais, que podem ser uma das formas de apresentação do câncer de mama.

Apesar de um pouco incômodo e de muitas mulheres terem medo de fazer a mamografia, é um exame rápido e tolerável. E o mais importante, salva vidas!

Dica: No dia do exame é orientado não usar desodorante, talco ou pomadas nas mamas e axilas, para não gerar alterações na imagem. E é muito importante que a mulher leve os exames anteriores, isso ajuda o médico na comparação das imagens atuais com as anteriores.

Periodicidade: A Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que toda mulher deve realizar a mamografia anual a partir dos 40 anos. Caso a mulher seja considerada de alto risco para a neoplasia, o rastreamento deve ser individualizado.

Uma dúvida frequente entre as pacientes é se mulheres com implante de silicone podem fazer a mamografia.  O implante não sofre nenhuma alteração pela compressão realizada durante o exame, e o benefício da mamografia para a vida da mulher é muito maior, se comparado ao pequeno risco de ruptura da prótese. Portanto, sim, mulheres com implante de silicone devem fazer a mamografia normalmente.