• Doença benigna

    Doença benigna

  • Doença benigna

    Doença benigna

Sobre o Tratamento

A Mastologia é uma especialidade médica que cuida da saúde das mamas de forma ampla, atendendo também alterações mamárias benignas, ou seja, que não se tratam propriamente de câncer. Várias queixas nas mamas fazem as mulheres procurarem uma consulta, mas as duas a seguir são as principais:

  • A dor mamária, também conhecida como mastalgia, é causa frequente de consulta, gerando angústia e ansiedade na mulher. Entretanto, a mastalgia é um sintoma pouco relacionado ao câncer de mama (0,8 a 2% dos casos), ou seja, na maioria das vezes a causa é benigna, e geralmente ocasionada pela forma como a glândula mamária é influenciada pelas variações hormonais que ocorrem no corpo da mulher. A mastalgia também pode ocorrer como efeito colateral de algumas medicações que a paciente pode ter que usar para outros problemas de saúde.
  • O nódulo mamário é responsável por 60% dos atendimentos na mastologia. A maioria dos nódulos que surgem na mama são benignos, portanto não se tratam de câncer. Principalmente em mulheres jovens, é comum aparecerem nódulos benignos como fibroadenomas, que podem ser palpáveis, múltiplos, uni ou bilaterais. Outras vezes, o nódulo palpável na verdade se trata de um cisto, que é uma “bolinha de água”, outra alteração benigna. A ultrassonografia é o exame de imagem que ajuda na diferenciação entre cisto e nódulo e, caso seja um nódulo, permite avaliar as suas principais características.  A consulta com a mastologista e a avaliação dos exames irá auxiliar na tomada da melhor conduta, que pode ser o acompanhamento seriado com a ultrassonografia, biopsia do nódulo ou punção do cisto.

Mas, para a mama, não damos o “benefício da dúvida”. TODA alteração deve ser avaliada pelo especialista.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

O processo para
realizar o tratamento

  • Doença benigna

    NAYARA CARVALHO DE SÁ

    Agende
    sua consulta

  • Doença benigna

    NAYARA CARVALHO DE SÁ

    Agende
    sua consulta