A Mastologia é a área da medicina que estuda as glândulas mamárias, e a consulta com um mastologista é algo essencial, que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres. Na consulta será possível avaliar os fatores de risco e de proteção contra o câncer de mama, acompanhar e comparar os exames periódicos, além de realizar o exame físico estático e dinâmico dos órgãos em busca de qualquer alteração mamária.
O foco da Mastologia é a detecção precoce do câncer de mama, por isso, para as mulheres de risco habitual, a Sociedade Brasileira de Mastologia orienta o início do acompanhamento a partir de 40 anos, anualmente. Para mulheres que apresentam vários casos de câncer de mama na família, ou consideradas de alto risco para a doença, o início do acompanhamento deve ser feito a partir de 25 anos. Além disso, é muito importante que a paciente conheça o seu corpo e a saúde das suas mamas, realizando com frequência a palpação, que consiste no toque com um pouco de pressão para avaliar as mamas e notar se há qualquer irregularidade que necessite ser avaliada pelo especialista.
Na Mastologia, também realizamos o acompanhamento periódico de pacientes já tratadas de câncer de mama. Nesses casos, é muito importante que as consultas sejam menos espaçadas, para garantir que tudo está sob controle. Qualquer alteração deve ser prontamente avaliada para que os possíveis tratamentos sejam estabelecidos.
Inúmeras outras situações, que não estão no espectro do câncer de mama, também são avaliadas pela especialidade. Como por exemplo: controle de nódulos benignos em mulheres jovens, avaliação de lesões com potencial de malignidade, orientação sobre dor nas mamas (mastalgia), realização de biópsias e punções, entre outros.
Além disso, você sabia que o homem também tem seu espaço dentro da Mastologia? Diferentemente das mulheres, não há uma periodicidade de consultas. Uma alteração frequente que leva o homem para o consultório é a ginecomastia, ou seja, o desenvolvimento da glândula mamária masculina. Outro fator importante, que muita gente não sabe, é que o homem também pode ter câncer de mama. Portanto, qualquer nódulo ou alteração que apareça em suas mamas, ele deve prontamente agendar uma consulta.
Não deixe sua saúde em segundo plano! Faça o controle periódico na Mastologia e agende uma consulta sempre que notar qualquer alteração mamária.